10/10/2012

Elogio, talvez não, obrigada!

Ando pensando muito sobre muito da vida. Ontem falei de críticas e sobre parar de escrever por um tempo. Hoje quero falar do extremo, dos elogios.
Em um dos primeiros textos do blog falei de quando minha avó dizia que eu tinha brilho próprio e poderia ser o que eu quisesse nessa vida. Cresci ouvindo muitos elogios, sobre meu jeito de ser, minha inteligência, minha determinação, minha vontade de vencer, e outras coisas a mais.
Mas isso nunca me serviu. Ao contrário das críticas, os elogios dificilmente me agregam.
É natural a realização, e busco-a, mas foco muito mais em mim do que na aprovação de alguém. Quando faço um excelente trabalho quero sim que meu chefe diga que foi bom, mas quero também que diga o que posso melhorar.
Talvez pela doutrina do esporte e pela constante busca de aprimoramento esse seja meu posicionamento diante da vida.
Um técnico meu dizia que cobramos de quem pode dar resultado, logo se junto com elogio vir a cobrança não é por desacreditar nas competências, ao contrário, é por justamente achar que vale a pena aperfeiçoá-las.
O elogio engrandece o ego, mas atrapalha a evolução.
Tem uma história que gosto sempre de compartilhar que desconheço a origem mas representa muito do que acredito.

Na selva, onde habitam leões e zebras, sabe-se que toda manhã quando o sol nasce e o dia desperta o leão tem o papel de correr o máximo que puder para poder caçar uma zebra e alimentar-se. A zebra, por sua vez, sabe que o papel deve ser correr o máximo que puder para não ser devorada.
A disputa está tanto entre leões quanto entre as zebras, não há alimento e possibilidades de fuga para todos.
Se cada vez que o sol tocasse o rosto desses animais a única coisa que importasse fossem seus talentos, suas habilidades de caça ou subterfúgios, leões deixariam de correr e zebras esqueceriam suas missões que é o de salvarem a própria pele.
Por isso, quando o sol lhe despertar, corra! Use tudo que você tem de melhor para ajudar na sua caça, todos os dias de sua vida. Jamais deixe que suas vantagens sobreponham a grande busca pela sobrevivência humana.

É isso que acredito, buscar e só buscar, todos os dias, todas as horas.


Para constar, sempre que uma equipe faz um bom trabalho, elogio e relato os pontos favoráveis e de melhorias, caso seja perfeito, assim o será atribuído. Acredito neste instrumento motivador e no papel deste na valorização das pessoas.


Se um elogio surgir, com um belo sorriso irei retribuir. Porque é minha singela forma de retribuir um reconhecimento e reforçar as crenças em mim.





Um comentário:

  1. Show de bola... ;)
    Penso de forma mto semelhante!
    Mas como não tenho oq criticar no texto, também vou parar de elogiar agora rsrs
    Ahhh, só pra não ficar sem dar pitaco, vou falar da foto então! Bem q podia ter posto um leãozinho com juba pra caracterizar melhor neh... :P

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

Facebook