11/05/2010

Transparência nos processos de seleção, já!

O título desse texto não é apenas uma frase que pede mudanças, mas todo um sentimento atrelado a esta ação.
Em toda a minha experiência profissional já passei por vários processos e entrevistas de emprego.
Alguns interessantes, outros hilários e uns completamente misteriosos.
Certa vez, fui a uma entrevista onde passei aproximadamente 45 minutos falando sobre a minha vida e mostrando quem eu era e onde poderia contribuir para a empresa, quando acabou a entrevistadora foi extremamente sincera e disse que por ela eu já estava aprovada, mas que eu precisaria passar pela aprovação do gestor. Ótimo, sem problema algum, se não fosse a frase que completou sua fala:
- Será assim, ele vai olhar pra você de cima embaixo, nem vai precisar falar nada, se ele gostar, a vaga é sua.
Isso sim é transparência!!!!
Na verdade, ao sair de lá liguei na recrutadora e falei que buscava um estágio em administração e não experiência de vida em serviços de acompanhante ou qualquer algo do gênero que precisasse da minha aparência para o emprego.
Mas o fato é que se eu aceitasse o emprego e por algum motivo algo me acontecesse eu não poderia alegar que tinha sido enganada.
Em outro processo quando estava selecionando um funcionário para a empresa que eu administrava, o entrevistado foi extremamente sincero ao dizer que fumava maconha para poder firmar o pulso. A primeira reação foi de surpresa, afinal, pode-se dizer o que for, mas precisa ter coragem para ser quem se é verdadeiramente, sem medo do que isso pode custar, até mesmo um emprego.
Essas histórias contemplam o pensamento sobre os processos de seleção, tanto por parte do candidato quanto por parte da empresa . É preciso ter transparência principalmente.
Um candidato sempre quer saber qual será a função que irá exercer, a empresa que irá trabalhar, o salário que terá, e assim por diante.
Por mais sigilo e zêlo que a recrutadora tenha sobre o processo de seleção, não podemos esquecer que é naquela empresa que o candidato passará um período da sua vida. Importante ou não, fatores como afinidade, reconhecimento de visão e valores com a empresa e identidade com a função podem trazer muito mais benefícios a ambos os lados.
Sendo assim, gostaria de fazer um pedido, pois um processo seletivo sem clareza pode causar sérios danos a carreira de uma pessoa, nossas escolhas profissionais dependem desta ferramenta e elas, em nenhum momento devem ser exclusividade de apenas uma das partes do processo. Por isso, ao selecionar um candidato e ao se candidatar a uma vaga de emprego, transparência já!

Um comentário:

  1. Anônimo12/5/10

    Bru,
    Muito bom você enfatizar tais pontos.
    Por passar por uma experiência infeliz por causa dessa falta de clareza, tenho duas dicas.
    A primeira é para as empresas que estão realizando processo seletivo. Tive a experiência de participar do Business Meeting da FEMSA e acho que essa etapa deve ser adotada nos demais processos. É uma oportunidade única de conhecer as pessoas com quem você vai trabalhar. Tive a oportunidade de saber um pouco mais sobre a empresa, sentir o ambiente, o perfil da vaga e entrevistar o futuro empregador.
    A segunda dica é p/ os candidatos. Solicite todas as promessas da empresa por escrito. Ao participar de um programa de trainee, fui informado que no fim do programa, quando assumisse a função de profissional júnior, o meu salário teria um certo aumento. Infelizmente isso não aconteceu. Vi que receberia um salário MUITO menor que os demais profissionais JRs da empresa.
    Sei que poderia entrar com um processo, mas preferi me desligar da empresa, pois esta havia sido só mais uma das muitas decepções que eu tinha tido. Além disso, como eu atuava na área comercial, não conseguiria vender algo que eu mesmo jamais compraria. Para se ter uma idéia, de dez trainees, quatro já não estão mais presentes na empresa em menos de 6 meses.
    Dessa forma, na época eu perdi grandes oportunidades de dar continuade aos processos seletivos nos quais eu já estava na etapa final. Além disso, nos processos atuais sofro o preconceito dos empregadores por ter largado um programa de trainee logo após o seu fim, pois eles pensam que aproveitei apenas o investimento que a empresa fez em mim, sem esperar o momento de dar algum retorno.
    Logo, tenham certeza de onde vocês estão entrando e não aceitem qualquer vaga por desespero. Não são apenas eles que nos selecionam. Nós temos o direito de conhecer em detalhes o que nos está sendo oferecido.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

Facebook